As 6 Melhores Ferramentas de Facebook Marketing

Conquiste excelentes resultados para a sua empresa e otimize o seu tempo

“O Marketing é uma guerra em que o concorrente é o inimigo e o cliente é o terreno a ser conquistado”, declaram Al Ries e Jack Trout em seu célebre livro Marketing de Guerra. Embora a obra tenha mais de 20 anos, as estratégias nela apresentadas continuam bastante atuais e tal comparação nunca foi tão assertiva. Com a ascensão redes sociais, a imagem de uma empresa passou a ser construída muito mais a partir de likes, compartilhamentos e comentários do que através de publicidade convencional, como acontecia no Marketing tradicional. Nesse novo cenário, ganhar a simpatia e a admiração do consumidor passou a ser uma etapa obrigatória dentro do processo de vendas. Nessa guerra, “conquistar o terreno” tornou-se uma ação bem mais complexa.

Pois bem, assim como nos combates armados, as estratégias adotadas por uma empresa também serão decisivas para o seu êxito no mercado. Selecionamos para você algumas armas realmente indispensáveis! Trata-se das 6 Melhores Ferramentas de Facebook Marketing, itens poderosos que com certeza farão uma enorme diferença em suas operações!

1. Power Editor – Máximo desempenho em publicidade online

Se as campanhas de Facebook que você já criou até agora foram todas através do Facebook Ads, a ferramenta própria do site, você vai adorar o Power Editor. Dentre as muitas vantagens do aplicativo destacam-se três:

1. Poupar muito de seu tempo com a criação e edição em massa de anúncios:

Se você gerencia múltiplas campanhas, provavelmente conhece o penoso trabalho de ter que selecionar País, Idade, Sexo, Interesses, etc. a cada novo anúncio criado, não é verdade? Com o recurso Grupo-Alvo Salvo, que registra o perfil do target que você deseja atingir, essa atividade simplesmente deixa de ser um grande problema. Outro mecanismo importante é o botão Duplicar, que multiplica seus anúncios de forma descomplicada, tornando o seu trabalho muito mais rápido e fácil.

2. Salvar dinheiro da sua empresa através de um amplo controle orçamentário:

No Facebook Ads, ao clicar em “Impulsionar Publicação” no gerenciador padrão de anúncios, você perceberá que não possui controle sobre o seu lance. Eles são automaticamente definidos para CPM Otimizado (custo por mil impressões) e as opções de orçamento são mesmo muito limitadas. No Power Editor, por outro lado, você pode promover a sua publicação e optar por várias opções de lances, como CPM Otimizado, CPM ou CPC (custo por clique) e definir exatamente o orçamento que você quiser!

3. Campanhas muito mais eficazes através de uma segmentação poderosa:

O Power Editor permite que seus anúncios impactem um público específico e altamente qualificado. Diferente do administrador de anúncios padrão, onde você está limitado a alcançar um público através de interesses pessoais e localização geográfica, o Power Editor lhe permite enviar seu próprio mailing! Com o recurso Públicos Personalizados, por exemplo, é possível impactar clientes no Facebook através de uma lista de e-mails de sua escolha. Os resultados são ótimos! Outro possibilidade sensacional é encontrar novos e super qualificados prospectos com o recurso Lookalike, que cria grupos-alvo semelhantes com base nessas listas de banco de dados. A possibilidade de conversão torna-se enormemente maior!

2. Hootsuite – Sinta o pulso de sua empresa

Queira ou não, o usuário de mídias sociais vai falar de sua empresa, e o que esse usuário vai comentar sobre a sua marca vai influenciar a opinião de uma porção de pessoas conectadas a ele. É por essa razão que o monitoramento de redes sociais tornou-se algo tão necessário dentro do processo de gestão de marcas. Diariamente, é possível observar diversas interações de consumidores na página de empresas – algumas delas positivas, outras negativas – e é imprescindível que o gestor da fan page esteja atento a esse tipo de movimentação. pois essas interações são o termômetro de um negócio no ambiente digital. A partir da análise do comportamento dos usuários em uma página de Facebook é possível se antecipar a ameaças, identificar oportunidades de mercado e tirar insights que podem orientar os rumos de uma organização.

Para facilitar o seu trabalho de monitoramento, apresentamos a você o Hootsuite, um dos programas favoritos entre os experts de Facebook. Com essa ferramenta você pode monitorar comentários sobre a sua marca, sobre os concorrentes e identificar tendências através da análise de um termo. Programar publicações também é outro ponto forte do programa, que permite ao usuário definir com exatidão o horário da ação.

Se você nunca trabalhou com monitoramento digital, pode passar pela sua cabeça que essa atividade é sempre bastante complexa e quase imcompreensível para os não-profissionais. Não é! O Hootsuite, por exemplo, é um programa bastante simples e intuitivo em que, em pouco tempo, você se familiariza.

3. Klout – Qual nota a sua página merece?

Se você tivesse que dar uma nota para a sua página no Facebook, qual seria? Pense por um momento no poder de influência de sua fan page. Você consegue engajar seus fãs? O conteúdo que você produz está sendo realmente interessante para os usuários?

Com base no volume e na qualidade das interações das redes sociais cadastradas, o Klout faz exatamente isso: dá ao administrador uma nota para a performance de sua página. A pontuação vai de 1 a 100, que representa a sua influência. Logicamente, quanto mais influente, maior é a sua nota.

Confira abaixo os pontos fundamentais que Klout leva em consideração no momento de avaliar a sua página:

  • Todo susário que interagir com a sua página vai ajudar a aumentar o seu Índice Klout. A conversação com o fã, portanto, deve ser sempre estimulada.
  • Adicionar redes aumenta a sua capacidade de compartilhar seus conteúdos, o que melhora a sua Pontuação Klout. Se você remover alguma rede social e, posteriormente, adicioná-las novamente, pode demorar alguns dias para que o Índice Klout seja reajustado.
  • É ótimo possuir muitas conexões, mas o que realmente conta é o engajamento das pessoas ao redor do conteúdo que você cria. O Klout acredita (sabiamente) que é melhor ter um público menor, mas engajado, do que uma grande rede de fãs que não responde bem às suas publicações.
  • Sua pontuação Klout será mensurada com os dados dos últimos 90 dias, de modo que o seu Índice Klout nunca será uma avaliação superficial que desconsidera suas ações menos atuais.

4. SocialBakers – Chegue mais longe com sua página

Antes de tudo: SocialBakers é uma ferramenta paga. Mas tenha calma, não pule esse tópico. Atenção, se você busca por insights e métricas de altíssima qualidade, considere desembolsar um pouco de dinheiro para esse aplicativo. Considerado por muitos como umas das melhores ferramentas de Marketing online, Socialbakers permite ao usuário monitorar com excelência o desempenho da sua fan page e das fan pages de seus concorrentes, permitindo desenvolver comparações precisas entre as páginas. Além disso, a ferramenta possibilita algo bastante inovador: traçar paralelos com os resultados de outro mercado e de seus diferentes públicos.

  • Os principais diferenciais da ferramenta são:
  • Taxa de Engajamento
  • Benchmarking para Indústrias
  • Análises Comparativas

Teste a versão demo e divirta-se em: http://analytics.socialbakers.com/

5. Socialmention – Um balanço geral de sua marca

Social Mention ganhou a nossa admiração por sua praticidade. Para utilizar essa ferramenta basta determinar a página a ser analisada e as palavras-chave que você deseja monitorar. A análise irá lhe proporcionar um resultado bem interessante, com menções, top fãs, palavras-chave mais populares, etc. As caixas que surgem à esquerda nos revelam as seguintes categorias:

  • Strength (Força): É a frequência que a sua palavra-chave é discutida nas mídias sociais.
  • Sentiment (Sentimento): É a média realizada entre citações positivas, citações negativas e menções neutras sobre a sua palavra-chave.
  • Passion (Paixão): Significa a estimativa dos usuários estarem usando a sua palavra-chave de forma repetitiva.
  • Reach (Alcance): É a quantidade de usuários utilizando a sua palavra-chave em suas interações.

Então, o que será que andam comentando sobre a sua empresa? Confira agora mesmo em: http://socialmention.com

6. Beonpop – Seu negócio é popular nas redes?

Saber quem é o mais popular da sua roda de amigos pode até ser uma curiosidade boba, mas quando essa possibilidade torna-se real entre as empresas tudo muda. Conhecer a popularidade de uma marca na internet significa conhecer o seu desempenho, a sua capacidade de influência. Através dos chamados Pops, a ferramenta Beonpop permite ao usuário tangibilizar a popularidade páginas e perfis no Facebook. “Hoje em dia, não basta para as empresas saberem quantas pessoas visitam o seu site ou curtem a sua página. É preciso ir além”, defende Alexandre Stumpf, criador do Beonpop.

Imprescindível para os administradores de fan page, a ferramenta permite ao utilizador realizar uma comparação entre páginas. Recurso muito bom também para avaliar os concorrentes e desenvolver um benchmarking para o seu negócio. Outro ponto fortíssimo do programa é a análise de perfis, que permite ao utilizador fazer uma análise profunda das contas antes de realizar a migração de perfil para fan page.

Apresentamos para você uma introdução de algumas das melhores ferramentas de marketing do mercado. Com esse artigo, entregamos para você alguns conhecimentos que, com toda a certeza, farão toda a diferença nos resultados de sua empresa!

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