Como começar uma estratégia de marketing de conteúdo?

Esta pergunta é muito mais comum do que você imagina. Por isso, fique tranquilo se você ainda não encontrou o caminho certo para começar. É esta questão que vamos resolver aqui hoje. Começar uma estratégia de marketing de conteúdo não é nenhum bicho de sete cabeças.

Existem apenas duas exigências para nós começarmos nossa missão: a primeira delas é saber exatamente quem são essas pessoas, ou melhor, personas. A segunda é entender como você pode ser útil ao seu futuro cliente e consumidor.

Sabendo disso, é hora de colocarmos alguns pontos de referência nesse trabalho. Começar uma estratégia de marketing de conteúdo envolve a sua disposição em entender um pouco sobre canais (e as suas mecânicas) e também bastante do comportamento humano. Depois, é só adaptar suas ideias para cada um dos canais.

Vamos entender o processo geral dessa estratégia?

1) Defina seus objetivos como negócio.

Pode parecer muito básico e genérico, não é? Pois bem, sem isso, a sua estratégia de marketing de conteúdo terá problemas sérios de concepção desde momento zero. Seu conteúdo, assim como qualquer outra ação que você tome, deve contribuir para atingir estes objetivos.

2) Crie e conheça suas buyer personas.

O nome pode parecer um pouco complicado, mas o termo buyer persona representa nada mais do que o perfil conjunto de vários consumidores (existentes e futuros) do seu nicho somados em um perfil de uma pessoa fictícia. Some as características de todas essas pessoas para criar alguém que representa o cliente perfeito para o seu negócio.

Pense nas personas como se elas fossem Frankensteins bem feitos ;).

3) Desenhe a mensagem (história) que você quer transmitir.

Se não sabemos o que dizer, tudo fica mais difícil. Porém, quando você já tem um plano bem definido do que irá falar, as coisas ficam muito mais fáceis. Desenhar esta mensagem, ou seja, criar linhas gerais da história que você deseja contar com a sua marca é um dos pontos mais cruciais da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Imagine essa mensagem (ou história) como um guia para todo os outros conteúdos que você irá criar. Todo post, landing page, ebook ou hangout que você criar deve contribuir com um pedaço para essa mensagem se completar. Lembre-se: o mais importante da sua estratégia de marketing de conteúdo é o conteúdo e não a plataforma.

4) Estude quais canais você deseja utilizar para transmitir a mensagem.

Como falamos no item anterior, o fator mais impotante é o conteúdo que você quer passar. As plataformas são apenas os transmissores. Se o seu conteúdo for realmente bom, as pessoas virão. Entretanto, é preciso mais do que contar com esse tipo de sorte.

No seu estudo de buyer personas você deve ter identificado quais são os canais nos quais os seus futuros clientes estão. Use isso ao seu favor. Se você percebeu que o seu público prefere blogs em vez do Facebook, invista no canal que lhe trará mais retorno.

5) Documente a sua estratégia.

Mais uma vez: isso pode parecer bobo, mas você não imagina a quantidade de problemas que as empresas que não documentam suas estratégias de marketing de conteúdo costumam ter. Ter o hábito de escrever ou até mesmo desenhar quais serão os seus passos é importante para que você saiba exatamente qual é o plano e o resultado esperado.

Crie planilhas, calendários editoriais, guias e manuais de utilização de conteúdo na sua empresa. Não importa qual será a sua forma de documentar. O que importa é que você registre essa estratégia e a mantenha sempre por perto.

6) Escreva. Publique. Gerencie.

Uma vez que você considere que já está tudo pronto, é hora de preparar a sua grande estreia. Você já pode começar a escrever, publicar e – por último e não menos importante – gerenciar o conteúdo.

A etapa de gerência de conteúdo é onde boa parte das empresas falham. Uma vez publicado, o conteúdo precisa ser gerenciado para que sempre esteja arejado e pronto para ser consumido pelo seu público.

E então, está pronto para começar a sua estratégia de marketing de conteúdo? É mais fácil do que você imaginava, não é mesmo?

Ainda assim, se você sentir qualquer dúvida, é só entrar em contato comigo! Ficarei feliz em ajudá-lo a começar a produzir conteúdo de qualidade apara os seus futuros clientes!

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