Facebook Live: Guia completo de Como fazer

A tendência para o vídeo online é forte graças ao YouTube, o motor de busca Google Vídeos, vídeos no Google+ e o mais novo Facebook Live.

A tecnologia também tem feito o vídeo uma ferramenta de marketing de conteúdo viável. Mais e mais dispositivos e navegadores são capazes de exibir vídeos, e tecnologia da Internet é tão padronizada e consistente, que as pessoas facilmente são capazes de exibir vídeos sem os congelamentos ou atrasos.

Facebook Live é uma poderosa ferramenta de marketing de conteúdo, mas também é um tiro no pé se não souber usá-lo da forma correta.

Uma pouco sobre onde tudo pode dar errado

Antes de começar a fazer, vamos falar sobre as maneiras que pode dar errado. Facebook Live é uma maneira pessoal de comunicar com o seu público, o que torna uma poderosa forma de se conectar com seu público e derrubar algumas barreiras psicológicas, o que torna o seu público um pouco mais vulnerável. Aqui está o que você não deve fazer:

Não comece uma briga com as pessoas!

Este erro está no topo da lista porque é o mais comum. Você terá pessoas perguntando coisas realmente estúpidas e às vezes chocantes. Não inicie uma briga com as pessoas! É muito divertido ver streamers ao vivo perderem a paciência com as pessoas, mas isso pega mal pra você.

Planeje para garantir que a sua transmissão termine em menos de 90 minutos

Facebook vai cortá-lo fora se você não terminá-la dentro de 90 minutos. Verifique se você tem um plano para entregar o seu conteúdo dentro de 90 minutos.

Não peça desculpas repetidamente porque é chato

Os streamers que repetidamente se desculpa porque disse algo errado ou por causa de problemas técnicos são as pessoas mais irritantes no Facebook Live.

Prime sua tecnologia antes de começar

A conectividade é um grande problema e uma das grandes razões pelas quais muitas transmissões ao vivo do Facebook são cortadas rapidamente. Tenha seu equipamento pronto antes de transmitir.

Certifique-se de assistir algumas falhas de transmissões ao vivo

Aprenda com os erros dos outros. Alguns streamers parecem ser os seus próprios piores inimigos, e alguns dão azar. De vez em quando, veja algumas falhas e aprenda com eles.

Tenha um áudio bom

Como com todo o vídeo, ter um áudio bom é de vital importância, porque as pessoas podem ficar para assistir uma imagem de má qualidade, mas eles não vão ficar por um áudio de má qualidade.

Promova a sua transmissão, antes de começar

Não há nenhum ponto em ir ao vivo se você tem ninguém para interagir. Você pode também fazer um vídeo se você não tem audiência.

Dê uma descrição para a sua transmissão

Este é um erro de principiante. Os motores de busca e aplicativos ainda precisam de conteúdo escrito para se conectar.

Não coloque seu rosto muito próximo da câmera

Este é um erro amargamente tolo. As pessoas simplesmente não vai ver se a tela é coberta com seu rosto grande. Ninguém quer assistir a uma transmissão ao vivo, onde eles podem ver os poros em seu rosto.

Fazer transmissões quando você não tem nada a dizer

Fazer transmissões com nenhum conteúdo real é tão bom como spam e vai afastar as pessoas de você.

Ignorar o seu público

Ignorar as tolices das pessoas a todo o custo, mas não ignore as pessoas que fazem comentários genuínos e/ou fazem perguntas genuínas. Não há nenhuma razão em fazer transmissões ao vivo se você não vai interagir com o seu público.

Facebook Live

Os benefícios do Facebook Live

Há uma gigante demanda por vídeos no Facebook e transmissões ao vivo. Os usuários do Facebook estão postando 75% a mais vídeos do que no ano passado. O número de visualizações sobre esses vídeos tem crescido constantemente.

O Facebook Live tem um sentimento de urgência, mas também uma sensação de escassez. As pessoas se sente como se eles podem perder alguma coisa senão assistir. Transmissões ao vivo também são muito mais pessoal do que mensagens, imagens e vídeos, especialmente se você se comunicar com seu público.

A resposta que você obtém de suas transmissões, seja por meio de conversões ou mais seguidores, depende totalmente de você e de como você conduz. Basta dizer que se as pessoas estão assistindo sua transmissão agora, então eles não estão assistindo seus concorrentes, e isso já é algo muito bom.

Como usar o Facebook Live e o que você deve saber

Clique no botão “Update Status” e selecione o ícone “live video”. Escreva uma descrição concisa, muito convidativa e moderadamente descritivo para a transmissão ao vivo. Pode estão escolher o tipo de público que você deseja compartilhar. Desde que você é um “content marketer”, você deve escolher o seu público com cuidado, uma vez que você provavelmente tem um público-alvo em mente para a sua transmissão.

Quando você está ao vivo, você verá um ícone vermelho no canto superior esquerdo da tela. A palavra “Live” deve estar ao lado do ícone, e ele vai mostrar-lhe o seu número de espectadores atuais.

Uma vez que sua transmissão for concluída, ele será publicado no seu perfil ou sua página para que outras pessoas possam rever. Lembre-se que a sua transmissão irá aparecer em seu perfil e/ou sua página e no feed de notícias de outras pessoas, mas uma vez que a sua transmissão termina, se torna um vídeo, o que significa que pode aparecer em qualquer lugar que um vídeo pode aparecer no Facebook.

Preparações Pré-Evento

Faça um plano e crie um script. Além disso, certifique-se que você vai ter conteúdo que vale a pena ver. Pergunte a si mesmo que uso seu conteúdo terá uma vez que ele estiver sendo transmitido e justifique como você pretende trazer seu público para o evento (caso contrário, você também pode fazer um vídeo pré-gravado).

Promova seus dias de eventos antes de hospedá-lo e considere a criação de uma contagem regressiva para que as pessoas saibam quando está chegando. Envie e-mails e mensagens para as pessoas que você sabe que vai estar interessado em sua transmissão.

Verifique o seu computador para testar sua conectividade e seu equipamento de áudio/visual.

Durante o evento

Não temos uma sequência de abertura longa, menor a sua sequência de abertura é, o melhor. Pessoas que assistem desde o início são muitas vezes muito impaciente. Apresente-se e seguir em frente.
Considere rapidamente falar o que você vai fazer e mostrar na sua transmissão. Não faça uma refeição dele, e não tente construir suspense, prometendo uma surpresa. Seja factual e seja rápido.

Engaje-se com o seu público sempre que puder.

Pós-Evento

Agora você pode editar seu vídeo e alterar suas configurações. Você também deve compartilhá-la com outros perfis de redes sociais, enviar links para seus assinantes, enviá-los para o YouTube, enviá-los para o Google+ e colocá-los em seu site ou blog.
Escolha uma miniatura que se adapte ao seu vídeo. Tente tirar um screenshot de um momento que aconteceu durante a sua transmissão. Aproveite o tempo para melhorar a sua descrição para explicar o que aconteceu durante a transmissão, adicione um botão CTA e adicionar tags adequadas.

Conclusão

Não há dicas ou segredos que vão transformar suas transmissões em algo que converte e/ou traz um público maior. Cabe a você a continuar mudando e aprimorando o seu conteúdo até encontrar algo que atrai as pessoas e as mantém assistindo.

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